A RESP - Rede de Escolas de Saúde Pública da América Latina - é uma rede colaborativa dedicada ao fortalecimento das capacidades regionais de formação em Saúde Pública. É formada por instituições formadoras em Saúde Pública, além de contar com representantes de redes nacionais e internacionais ligadas ao tema na América Latina. A RESP tem por objetivo o fortalecimento das capacidades formativas em Saúde Pública e das estratégias de qualificação profissional na região, contribuindo assim para a melhoria dos sistemas nacionais de saúde, o atendimento das necessidades da população e a integração regional no campo da saúde.
A RESP foi criada em 2011, no âmbito da UNASUL, como uma de suas redes estruturantes. Com o encerramento das atividades da UNASUL, representantes das Escolas de Saúde Pública do bloco, juntamente com representantes de outras instituições formadoras latino-americanas, decidiram criar, em 2019, a Rede de Escolas de Saúde Pública da América Latina, mantendo a marca RESP e dando continuidade à sua trajetória de sucesso no fortalecimento do ensino e da formação em Saúde Pública.
A missão da RESP é: fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão no campo da Saúde Pública, por meio da ação articulada e da cooperação entre as instituições e organizações envolvidas, para contribuir com a transformação das condições de vida e saúde dos povos da América Latina, rumo ao alcance do desenvolvimento sustentável.
Os objetivos gerais definidos para a RESP são: fortalecer a formação; fortalecer a pesquisa; disseminar informação e conhecimento; desenvolver intercâmbio e cooperação; desenvolver a formação de formadores; promover a gestão da qualidade educacional; e propor políticas públicas.
Os valores RESP são: equidade, solidariedade, confiança, interculturalidade, interprofissionalidade, intersetorialidade, cooperação, respeito mútuo, compromisso social, ética.
Os membros ativos da RESP são: escolas, institutos, centros, departamentos e instituições formadoras em Saúde Pública da América Latina.
São membros associados: as redes, associações e outras organizações, nacionais e internacionais, envolvidas com a formação em Saúde Pública na América Latina.