![Rede de Escolas de Saúde Pública da América Latina realiza reunião para balanço das atividades de 2024](https://respal.ensp.fiocruz.br/sites/default/files/resp_banner_site-2.png)
A Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública da América Latina (RESP) realizou, no dia 6 de dezembro de 2024, sua última reunião do ano para avaliar as ações implementadas em 2024 e planejar iniciativas para 2025. Participaram representantes de instituições de saúde pública de diversos países da América Latina, que discutiram desde a continuidade do ciclo de webinários realizados em 2024 até os avanços dos Grupos de Trabalho (GTs) e a organização do seminário-oficina sobre força de trabalho em atenção primária de saúde.
Os Grupos de Trabalho (GT1 e GT2), instituídos em 2024, apresentaram avanços importantes. O GT1, responsável pelo Estudo Diagnóstico das Escolas da América Latina, elaborou o questionário piloto que será aplicado a seis instituições membros da RESP. Em uma segunda etapa, o questionário será aplicado a todos os membros da rede. Já o GT2, dedicado ao tema da Atenção Primária à Saúde (APS), produziu, no decorrer de 2024, materiais sobre desafios na formação para a APS nos países latinoamericanos e está organizando o seminário-oficina “Formação da Força de Trabalho de Atenção Primária àSaúde na América Latina”, com previsão para ocorrer no primeiro semestre de 2025.
Em relação aos webinários, decidiu-se pela manutenção da periodicidade e do formato atual de alternância da organização, e pela inclusão de novos temas, como mudanças climáticas, preparação para pandemias, fronteiras e saúde, e movimentos antivacinas. Como próximos passos, a RESP iniciará as ações previstas no Plano de Comunicação, além da prospecção de apoio e parcerias para viabilizar as ações previstas.